Óculos: São necessários para a proteção dos olhos do ciclista, pois ele evita respingos de lama, pedrinhas e insetos de atingir a vista, atrapalhando a condução da bicicleta. Um óculos específico para mountain bike muitas vezes não tem lentes escuras, pois, de maneira geral, a trilha não é muito clara devido a densa vegetação, sendo a lente transparente ou âmbar.
Luvas: Também considerado um item importante, pois um bom controle da bicicleta depende de uma boa empunhadura. A luva ameniza o suor escorrido dos antebraços e o da própria mão, permitindo assim, um melhor desempenho. Além disso, quando se cai, a primeiro coisa que se faz é apoiar-se com as mãos, e usando luvas o que fica esfolado são elas e não a sua mão!
Camisa: Apesar de não ser indispensável, o uso de uma camisa apropriada pode nos trazer alguns benefícios. Geralmente estas camisas são produzidas com um tecido especial, como o "coolmax", que tem como objetivo fazer com que a transpiração seja facilmente absorvida e evaporada, evitando que você fique encharcado. Além disso nestas camisas existem práticos bolsos nas costas, onde se podem colocar documentos e ferramentas.
Bermuda: Também feitas com tecidos especiais, a bermuda é um importante aliado para o nosso conforto, pois costumam ser acolchoadas na região perineal, atenuando assim a dor sentida em percursos mais longos. Além disso, deve ter tecido elástico, ficando bem "colada" ao corpo, evitando que em descidas a bermuda fique presa ao selim, vindo a poder causar um acidente.
Sapatilha: Deve ser utilizada num estagio mais avançado do ciclista, pois requer uma certa experiência. Como elas se fixam no pedal, pode-se também fazer força de baixo para cima, ou seja, puxando o pedal para si. Além disso, depois de encaixado os pés sempre se manterão na posição correta, acarretando assim um melhor desempenho.
Acessórios
Kit Trilha
Quando se for fazer uma trilha, é importante levar ferramentas para fazer pequenos consertos e algum material de primeiros socorros. Esse kit pode ser levado dentro de uma bolsinha de selim. Veja a lista abaixo:
1º Retire uma banda do pneu do aro utilizando a espátula.
2º Tire a tampinha da válvula e retire a cãmara.
3º Com a bomba encha um pouco a cãmara e veja por onde o ar sai.
4º Lixe em volta do furo.
5º Aplique a cola sem muito exagero e espere 5 minutos.
6º Retire o papel laminado do remendo e aplique o remendo sobre o local do furo.
7º Recoloque a cãmara no pneu.
8º Recoloque o pneu no aro e encha-o.
Primeiros-Socorros: Leve sempre para trilha curativos para possíveis ferimentos que podem acorrer, são eles: atadura; esparadrapo; gaze; band-aid e um anti-séptico em spray. Levando esse material, você será capaz de sanar pequenas hemorragias e realizar imobilizações.
(Fonte: trilhaseaventuras.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário